AGILE NA CULTURA E ESTRUTURA DE TRABALHO FLEXÍVEL
Falar de metodologias ágeis não é novidade — embora o mercado jurídico ainda não as utilize tanto quanto poderia —, mas um novo contexto de aplicação se inaugurou com o avanço dos novos formatos de trabalho durante a pandemia. Muito mais que home office, o que vemos é o trabalho flexível como o grande protagonista dessa transformação e, para fazer funcionar, é necessário abandonar antigas crenças sobre a estrutura organizacional para dar espaço ao novo.
É nesse contexto que o agile surge com força total, pois o trabalho flexível requer um novo olhar para as relações de confiança e controle, já que a estrutura de trabalho em si se modifica com essa dinâmica. Nas metodologias ágeis, encontramos valores e princípios — como auto-organização, autorresponsabilidade, transparência radical, entre outros — que dão conta da nova realidade, dando prioridade a uma entrega eficiente, abraçando as mudanças de rota que podem surgir pelo caminho e quebrando, assim, a estrutura de comando e controle em vigor. É um dos caminhos mais interessantes para criar times resilientes, autônomos e, por consequência, mais inovadores.
Seja em escritórios de advocacia ou departamentos jurídicos, advogados precisam cumprir uma série de regras e procedimentos para executar suas tarefas.
Ao receber a demanda de um cliente no escritório, por exemplo, o advogado precisa seguir processos específicos para o atendimento daquele caso, como: obter informações e documentos relacionados ao caso; pesquisar qual o entendimento legal e jurisprudencial aplicável; elaborar um documento com base nessas informações (contrato, petição inicial etc); e revisar o documento internamente com algum outro membro da equipe ou, externamente, com o próprio cliente para, então, a demanda ser concluída.
Esse tipo de rotina muitas vezes é estruturada de maneira inadequada, gerando uma série de ineficiências no dia a dia do advogado, que acabam prejudicando o seu próprio rendimento.
Reuniões excessivas, diversos e-mails na caixa de entrada sobre o mesmo assunto, acúmulo de demandas para um mesmo profissional, baixa produtividade da equipe ou mesmo dificuldade em gerir a agenda, sem dúvidas, se tornaram alguns dos gargalos de perda de produtividade dos profissionais de escritórios e departamentos jurídicos existentes no mercado.
Conheça três das principais metodologias ágeis que podem ser utilizadas pelos profissionais da área jurídica:
Scrum
Caracterizado por um processo de monitoramento e feedbacks constantes, onde o Product Owner prioriza os itens que serão realizados dentro de um Sprint (ciclos de desenvolvimento com duração de até 30 dias). Torna a equipe responsável por selecionar quais ações serão desenvolvidas no decorrer do período e realiza encontros diários, de no máximo quinze minutos, onde há o monitoramento de resultados e feedbacks das atividades já realizadas.
Este método pode trazer grandes impactos positivos ao ser utilizado em departamentos jurídicos e escritórios de advocacia, com adaptações para a área, como por exemplo, trazer os Sprints para o módulo semanal, com a definição pelo Coordenador dos prazos e atividades a serem realizadas pela equipe no decorrer do período, dando a cada membro a possibilidade de definir as atividades que irá executar, e ao final do dia, verificar as tarefas executadas, dúvidas e atividades ainda pendentes de cada um dos colaboradores. Evitando assim o retrabalho, incentivar a troca de conhecimento entre os membros do grupo e identificar os pontos a serem melhorados em cada um dos colaboradores.
Agile
Desenvolvida como uma forma de acelerar as entregas durante o desenvolvimento de um projeto, fracionando a meta/projeto em entregas menores, o método agile é caracterizado pela estruturação de times auto-organizados e multidisciplinares fazendo uso da Inteligência Coletiva para a entrega mais célere do objeto final.
O uso desta metodologia no setor jurídico possibilita, através da troca de experiência e conhecimento de profissionais de áreas correlatas, a definição de estratégias jurídicas mais eficazes capazes de trazer não apenas a obtenção de maior segurança legal, como também, possibilita a prevenção de possíveis impactos destas em outros setores da empresa/cliente.
Kanban
Termo de origem japonesa que significa “cartão” ou “sinalização”, o método Kanban foi utilizado pela primeira vez na montadora Toyota e possui como ferramenta principal a utilização conjunta de quadro e post-its para indicar e acompanhar, de maneira visual, o andamento dos fluxos das empresas.
Então, imagine um grande quadro com três divisões: a primeira “executar” com as tarefas e prazos que precisam ser executados, o segundo “em execução” com as atividades que já foram selecionadas e estão sendo desenvolvidas pela equipe e o terceiro “finalizada”, com aquelas que já foram finalizadas. Conforme as tarefas são desempenhadas, o post-it é colocado no campo correspondente ao status da tarefa.
Com este método, o gestor traz a responsabilidade pelo cumprimento das atividades a toda a equipe, utilizando todo o potencial produtivo dos colaboradores e diminuindo casos de sobrecarga e inatividade de membros específicos.
Com a utilização destas metodologias, os profissionais da área jurídica passam a agregar valor ao serviço prestado, trazendo ao seu trabalho um diferencial competitivo, tanto pela celeridade na entrega, como pelo resultado obtido pelo destinatário final de suas atividades profissionais.
Nós do SV/A – Souza Vasconcellos Advogados estamos atentos as necessidades dos nossos clientes e sempre em busca de criar experiencia única e eficiente na entrega dos nossos serviços, aplicando metodologias ágeis no nosso dia a dia.
Fernando Henrique Ferreira de Souza á advogado no SV/A – SOUZA VASCONCELLOS ADVOGADOS, DPO e entusiasta de inovações no mundo jurídico e dos negócios.
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